quarta-feira, 20 de abril de 2011

BICICLETADA DE ABRIL


A  Bicicletada,  realizada  toda  última  sexta-feira  do  mês  em mais  de  400  cidades  ao  redor  do  mundo,  é  uma  ação  lúdica  de reconquista  do  espaço  público,  hoje  destinado  ao  caótico  e incessante  tráfego  de  automóveis.  Com muita  alegria  e  respeito,  o movimento, que não possui  líderes,  celebra  a  cultura da bicicleta e reivindica  condições  favoráveis  ao  uso  da magrela  como  meio  de transporte.  

Em Uberlândia,  a próxima Bicicletada  vai  às  ruas  dia  29/04, última  sexta-feira  de  abril.  A  concentração  de  ciclistas  acontece  a partir das 18h, na Praça Clarimundo Carneiro, e a pedalada começa às  19h30. Curto  e  leve,  o  percurso  é  adequado  a  todas  as  pessoas, inclusive crianças.  

Esperamos  você,  seus  amigos  e  sua  família  para  pedalar  por uma cidade um pouco mais humana.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mais de 500 pessoas participam da manifestação de luto pela morte do estudante da UFU


Mais de 500 pessoas participaram na quinta-feira, dia 14/04/2011, da Manifestação de Luto pela morte de Jeferson Willian Camilo de Lima, de 20 anos, vitima de um atropelamento no dia 08 de abri, em frente à UFU, no mesmo local em que durante o protesto 10 veículos foram flagrados cometendo a mesma ultrapassagem irregular do dia do acidente: trafegando na via exclusiva de ônibus do corredor da Avenida João Naves de Ávila. A manifestação foi convocada pelo Movimento Bicicleta com o apoio do Movimento Cidade Futura.

 
O objetivo da manifestação foi chamar a atenção das autoridades para o problema da violência no trânsito e mostrar que a morte de Jeferson não foi um caso isolado. Só em Uberlândia mais de 150 pessoas morrem, todos os anos, vítimas da imprudência e o desrespeito ás leis de trânsito por grande parte dos motoristas e a falta de fiscalização e de campanhas educativas pelos órgãos responsáveis.

Os manifestantes distribuíram flores e panfletos. Um abaixo-assinado circulou  pedindo maior segurança  e paz no trânsito. “O documento será entregue ao prefeito Odelmo Leão com a proposta de melhoria”, afirmou Sofia Vieira, uma das organizadoras da manifestação.

Os manifestantes entendem que apesar da brutalidade do acontecimento, a morte de Jeferson foi tratada pelas autoridades e pela comunidade apenas como um acontecimento comum, e um número para as estatísticas.

Portanto, quando passar pela Estação nº 06 da Avenida João Naves de Ávila, lembre-se do Jeferson, e de todas as vítimas do trânsito em Uberlândia, e pergunte-se:

ATÉ QUE PONTO FECHAREMOS OS NOSSOS OLHOS A TANTA IMPUINIDADE? A SUA PRESSA REALMENTE VALE UMA VIDA?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE UBERLÂNDIA

Na tarde do dia 8 e Abril de 2011, o estudante Jeferson Willian Camilo de Lima, de 20 anos, morreu após ser atropelado em frente à UFU. Jeferson cursava Engenharia Biomédica na Universidade Federal de Uberlândia, e estava a caminho da faculdade quando um veículo que fez uma ultrapassagem irregular e em alta velocidade pela faixa do corredor de ônibus na Avenida João Naves de Ávila o atingiu.

Apesar da brutalidade do acontecimento, a morte do jovem de 20 anos foi tratada pelas autoridades e pela comunidade apenas como um acontecimento comum, e um número para as estatísticas: 160 pessoas morrem todos os dias no trânsito brasileiro, e cerca de 130 por ano em Uberlândia. A imprudência e o desrespeito às leis de trânsito por grande parte dos motoristas e a falta de fiscalização pelos órgãos responsáveis só aumenta esses números, e os crimes no trânsito não causam a devida indignação da populaçao por serem tratados muitas vezes como meras “fatalidades” e “acidentes” e pela forma que os responsáveis são julgados.

A angústia causada às famílias que perderam entes queridos nesta silenciosa guerra no trânsito não é suficiente para dar um basta aos abusos dos motoristas envolvidos em acidentes, que em quase todos os casos saem impunes, apesar de terem tirado as vidas de pessoas inocentes.

Até que ponto fecharemos os nossos olhos a tanta impunidade? A pressa daqueles que conduzem os veículos motorizados no trânsito realmente vale a vida dessas vítimas?

Uberlândia, 14 de Abril de 2011
Movimento Bicicletada de Uberlândia