quinta-feira, 14 de abril de 2011

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE UBERLÂNDIA

Na tarde do dia 8 e Abril de 2011, o estudante Jeferson Willian Camilo de Lima, de 20 anos, morreu após ser atropelado em frente à UFU. Jeferson cursava Engenharia Biomédica na Universidade Federal de Uberlândia, e estava a caminho da faculdade quando um veículo que fez uma ultrapassagem irregular e em alta velocidade pela faixa do corredor de ônibus na Avenida João Naves de Ávila o atingiu.

Apesar da brutalidade do acontecimento, a morte do jovem de 20 anos foi tratada pelas autoridades e pela comunidade apenas como um acontecimento comum, e um número para as estatísticas: 160 pessoas morrem todos os dias no trânsito brasileiro, e cerca de 130 por ano em Uberlândia. A imprudência e o desrespeito às leis de trânsito por grande parte dos motoristas e a falta de fiscalização pelos órgãos responsáveis só aumenta esses números, e os crimes no trânsito não causam a devida indignação da populaçao por serem tratados muitas vezes como meras “fatalidades” e “acidentes” e pela forma que os responsáveis são julgados.

A angústia causada às famílias que perderam entes queridos nesta silenciosa guerra no trânsito não é suficiente para dar um basta aos abusos dos motoristas envolvidos em acidentes, que em quase todos os casos saem impunes, apesar de terem tirado as vidas de pessoas inocentes.

Até que ponto fecharemos os nossos olhos a tanta impunidade? A pressa daqueles que conduzem os veículos motorizados no trânsito realmente vale a vida dessas vítimas?

Uberlândia, 14 de Abril de 2011
Movimento Bicicletada de Uberlândia


Nenhum comentário:

Postar um comentário