quarta-feira, 1 de junho de 2011

BICICLETÁRIOS E PARACICLOS: palavras desconhecidas para a Secretaria de Transportes de Uberlândia

Um dos fatores que fazem com que as pessoas deixem de utilizar a bicicleta como meio de transporte é a falta de segurança para estacionar ou guardar a sua bicicleta enquanto estão em algum local fechado. Esse fator é tao importante que muitos ciclistas evitam de ir a certos lugares pelo fato destes lugares não possuírem locais seguros para guardarem as bikes.
Uma interessante proposta são os Bicicletários assim como existem no metrô de Sampa. Funcionam como pequenos stands, no qual há lugar para as bikes serem presas e contam com um funcionário de plantão, o qual é responsável pela supervisão das bikes. Bicicletários assim normalmente têm horários de funcionamento, normalmente em horário comercial.

exemplo de Bicicletário em São Paulo - SP

Uma alternativa aos Bicicletários que só funcionam em um determinado horário do dia seriam Paraciclos, com estruturas adequadas (diferentes de alguns que são encontrados por ai), e em locais estratégicos da cidade, em locais mais centrais e que proporcionem certa segurança para as bikes, como por ex: locais bem movimentados, locais monitorados por cameras nas ruas ou próximos ä postos da policia.


exemplo de Paraciclos


Locais em Uberlândia que seriam interessante terem Bicicletários seriam locais como : pça Tubal Vilela, pça Sergio Pacheo, pça Clarimundo Carneiro, parque do Sabia, todos os Campus da UFU, todos os terminais de ônibus e outros locais que são pontos atrativos intensos de trabalhadores e estudantes diariamente.
ja os paraciclos deveriam ser instalados em todos as praças da cidade e pontos de interesse, para melhor segurança do Ciclista, pois não adianta incentivar o uso da bicicleta se a cidade não proporciona estrutura para isso.

Esse é um dos itens que nós cidadão temos que EXIGIR dos nossos Planejadores, se existe tanto gasto com Radares e semáforos para os carros, é obrigação que nós ciclista tenhamos estrutura mínima para nos deslocarmos de forma harmoniosa e sem sujar as ruas com fumaça, barulho e sangue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário